A Osteopatia é uma ciência e filosofia criada nos Estados Unidos, no final do século XIX pelo Dr. Andrew Taylor Still, e que tem por objectivo restaurar o bom funcionamento do todo orgânico. É eficaz como complemento a práticas médicas e baseia-se numa abordagem holística, encarando o corpo como um todo inserido no seu meio ambiente. Partindo do pressuposto que o corpo possui a capacidade de se reequilibrar, a função do Osteopata consiste em, através de procedimentos manuais, técnicas específicas de manipulação e aconselhamento individualizado, levar o indivíduo a recuperar a harmonia corporal, promovendo-lhe bem-estar e saúde. A osteopatia está indicada para qualquer pessoa desde recém-nascidos a idosos, grávidas e atletas. A Fisiocorporation dispõem de Fisioterapeutas habilidades a complementar os Planos de Tratamento com técnicas de Osteopatia, contribuindo desta forma para uma recuperação mais rápida, harmoniosa e global do indivíduo.
Ciatalgia é uma dor característica que manifesta a inflamação das raízes nervosas da quarta e quinta vértebras lombares e da primeira vértebra sagrada. Tem uma localização específica (nádega, face posterior da coxa e perna, podendo ir até ao dedo do pé do lado afetado), que acompanha o trajeto do nervo ciático. A causa mais comum da ciatalgia é a hérnia discal ou a contratura do psiforme. O tratamento osteopático para a ciatalgia consiste no relaxamento muscular da região lombar (dado que toda a musculatura se apresentará tensa e inflamada), num “afastamento” das vértebras lombares, de forma a que deixem de comprimir o nervo e consequentemente alivie a dor.
Os primeiros sinais clínicos são formigueiros (parestesias) nos dedos, por vezes com sensação de queimadura ou de descargas eléctricas, principalmente durante a noite com a sensação de inchaço e perda de sensibilidade da mão. Estas sensações desagradáveis podem vir a repercutir-se no antebraço, braço e ombro. No diagnóstico osteopático, considera-se o síndrome do canal cárpico como uma afeção do membro superior no seu todo e não somente localizada no pulso.
A espondiloartrose é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna, afetando ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos, provocando dor e tornando-se, muitas vezes, incapacitante. Podem ser várias as causas da espondiloartrose: idade, genética, má postura, traumatismo, esforço repetitivo, lesões desportivas, desgaste ósseo, etc…