Fisiocorporation | Fisioterapia Respiratória
398
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-398,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Esta área de intervenção da fisioterapia utiliza estratégias, meios e técnicas de exame e tratamento, preferencialmente não-invasivas, que têm como objectivo a optimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. As doenças respiratórias afectam o sistema respiratório e estão normalmente associadas ao tabagismo, poluição, exposição profissional, poluentes atmosféricos, alergias, doenças do sistema imunitário, entre outros. A intervenção dos nossos fisioterapeutas em utentes com disfunção cárdio-respiratória, ou em risco de as desenvolverem, baseia-se no seu Exame, Diagnóstico, Tratamento e Avaliação dos resultados, de forma individual e personalizada. Para atingir estes objectivos os fisioterapeutas da Fisiocorporation utilizam técnicas manuais e/ou instrumentais, o exercício, o posicionamento, a educação e o aconselhamento necessários para cada caso específico.

INTERVENÇÃO EM CONTEXTO PEDIÁTRICO

Na área pediátrica a Fisioterapia Respiratória atua nos casos de bronquíolites, pneumonias, asma, obstrução nasal e infeções diversas, tendo como objetivo garantir uma boa higiene brônquica para promover uma ventilação adequada ao recém-nascido ou criança. O tratamento guiado pela auscultação pulmonar permite ao Fisioterapeuta a escolha das técnicas mais adequadas e uma melhor avaliação da evolução da situação clínica. A Fisiocorporation tem profissionais altamente qualificados na área da Fisioterapia Respiratória Pediátrica bem como aparelhos de monitorização de sinais vitais e oximetria. Os bons resultados obtidos nesta área têm levado ao aumento da procura, por parte de médicos pneumologistas e pediatras, dos serviços da Fisiocorporation.

INTERVENÇÃO NO ADULTO

A evidência científica e a evolução das técnicas de Fisioterapia Respiratória têm permitido um aumento da qualidade de vida dos doentes respiratórios, nomeadamente em situações de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, cancro pulmonar e/ ou cirurgia torácica. A utilização de ajudas técnicas para promover uma melhor ventilação e remoção de secreções, faz parte do corpo de saberes do fisioterapeuta respiratório da Fisiocorporation.

CIRURGIAS TORÁCICAS

Nestes procedimentos torácicos extensos, a disfunção respiratória pode ser importante, persistindo no período pós-operatório. A Fisioterapia faz parte da equipa multidisciplinar que actua na recuperação pré e pós-cirúrgica, com o objetivo de evitar complicações respiratórias e motoras. Os nossos fisioterapeutas cárdio-respiratórios são especializados no tratamento destas condições, através da utilização de diversas técnicas, com o objectivo de melhorar o padrão respiratório, aumentar a expansão pulmonar, a força dos músculos respiratórios, a capacidade residual funcional e o volume de reserva inspiratório, prevenindo ou tratando as complicações pulmonares. O fisioterapeuta apoia também o utente e familiares nos cuidados de posicionamento geral, mobilidade na cama, marcha precoce, prevenção de limitação de amplitudes articulares ou alterações posturais.