Fisiocorporation | Fisioterapia Neurológica
400
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-400,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

Nas lesões do foro neurológico a fisioterapia atua com um conjunto de técnicas de neurofacilitação e inibição, que ajudam a devolver o padrão de movimento normal e a obtenção de posturas corretas. Situações de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC’s), paralisias faciais, Doenças Neuro-musculares (DNM), Síndromes Pós-poliomielite, beneficiam grandemente da intervenção da fisioterapia, sendo também o Fisioterapeuta o profissional de eleição para o aconselhamento de ajudas técnicas e de adaptações do lar e dos espaços profissionais.

AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) surge devido a uma obstrução ou ruptura de vasos responsáveis pela condução de sangue ao cérebro. Este fenómeno causa uma paralisia da área cerebral que não recebeu a circulação do sangue, prejudicando a capacidade física e o estado emocional do paciente. A Fisioterapia, principalmente quando precoce, tem um papel muito importante nessa etapa, sendo capaz de prevenir possíveis complicações, o que resulta em maior expectativa de vida e mais qualidade de vida para o paciente. Os nossos fisioterapeutas são especializados na avaliação e diagnóstico de cada utente, criando planos de reabilitação específicos às necessidades deste, maximizando a sua capacidade funcional para que este regresse às suas actividades com o mínimo de complicações secundárias possível. As funções destes pacientes são recuperadas através de diversas técnicas que permitem uma reorganização neural. Este processo dinâmico mobiliza o fisioterapeuta para os factores sociais e psicológicos que afectam os pacientes e famílias, sendo necessária uma constante reavaliação de cada caso.

NEUROPATIA PERIFÉRICA

A neuropatia periférica é uma condição que afecta os nervos periféricos, responsáveis por transmitir informação do cérebro e medula espinhal para a periferia (pele, músculos e orgãos internos), produzindo alterações como a perda da sensibilidade, atrofia muscular e/ ou alteração do funcionamento dos órgãos internos. A fisioterapia pode contribuir na prevenção e/ ou recuperação das alterações sensoriais e motoras em pacientes com neuropatia. O objectivo dos nossos profissionais nestas condições centra-se na manutenção da funcionalidade e prevenção de consequências, através de técnicas manuais e instrumentais, assim como da educação/ensino ao utente e familiares.

DEMÊNCIA E ALTERAÇÕES COGNITIVAS

O fisioterapeuta tem um papel essencial na reabilitação de situações de demência e alterações cognitivas (saúde mental). Estas condições apresentam diversas manifestações motoras, como alterações articulares e na qualidade do movimento, por tensão muscular ou rigidez, falta de força e alterações posturais. Os nossos fisioterapeutas especializados nesta área, dispõem de inúmeras estratégias terapêuticas de mobilidade global e relaxamento, com o objectivo de recuperar a funcionalidade motora e promover um retorno à realidade do corpo destes indivíduos. Através da reestruturação de aspectos físicos e psiquícos, pretende-se promover uma melhoria no seu bem-estar e qualidade de vida.